Como definir uma estratégia correta de automação

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Como definir uma estratégia correta de automação

Não é segredo que muitas empresas, sobretudo as SaaS, investem pesadamente no crescimento, às vezes acima de tudo. A pressa para crescer, no entanto, pode fazer com que negligenciam outras etapas de otimização de negócios para otimizar seus processos de negócios, como iniciativas de automação.

Nesses casos, muitas vezes é necessário o surgimento de uma crise para forçá-los a levar o problema a sério. Os pontos de dor comuns aqui incluem:

  • Problemas para acompanhar o faturamento
  • Incapacidade de atender às demandas de suporte ao cliente
  • Limitações com atividades de marketing

E por isso é importante dar atenção a uma etapa do processo: a elaboração de uma estratégia de automação.

Elaborando uma estratégia de automação voltada para o futuro

Essa etapa requer uma reflexão sobre as seguintes questões:

Quais níveis de tecnologia, pessoal e processos serão necessários para automatizar os principais processos e fluxos de trabalho?

Quais recursos você precisará acessar?

Como sua estratégia afetará suas finanças?

A capacidade de identificar possíveis cenários futuros pode separar os vencedores dos perdedores no mundo SaaS.

É importante adotar uma atitude de planejamento proativo em relação aos cenários porque normalmente leva muito mais tempo para superar um cenário quando nenhum plano foi feito para ele.

Além disso, o emprego da tecnologia e dos processos corretos pode permitir o dimensionamento de seus negócios SaaS.

Automatizando os principais segmentos de negócios

Existem três pontos de partida para os esforços de automação:

  • As margens do seu negócio
  • Principais segmentos de negócios
  • Uma combinação de ambos

Começar pelas margens é a estratégia mais avessa ao risco que você pode adotar. Como tal, não é onde estão os maiores ganhos.

Os principais segmentos de negócios, por outro lado, talvez sejam a maneira mais rápida de alcançar um crescimento impulsionado pela automação.

Começar com isso pode colocar uma empresa em uma posição excelente para se tornar rapidamente mais eficiente e suportar um crescimento mais rápido. Agora, vamos dar uma olhada em quatro segmentos de negócios principais que estão prontos para automação.

Marketing

O marketing é um motor essencial de crescimento. Mas se sua equipe de marketing gasta um tempo significativo em tarefas repetitivas e de baixo valor, isso prejudica sua capacidade de cumprir sua função principal – ou seja, ajudar a divulgar sua empresa e gerar leads qualificados para fazer o negócio crescer.

Com o marketing dependendo fortemente do SEO atualmente, há muitas oportunidades de usar ferramentas de software para automatizar partes importantes do processo de SEO. Isso vai desde a criação de conteúdo até a distribuição em mídias sociais e muito mais.

Make (antigo Integromat) é um exemplo de software de automação que reduz o tempo que leva para acessar os dados de atividade do site. Por exemplo, você pode conectar facilmente o Google Analytics ao Slack e obter relatórios do Analytics por meio do Slack em qualquer frequência.

Um relatório recente da CommuniGator e Smart Insights descobriu que as vantagens mais bem classificadas da automação de marketing para profissionais de marketing B2B foram:

Experiência do usuário aprimorada e relevância das comunicações (60%)

Taxas de conversão mais altas (59%)

Leads de melhor qualidade (57%)

Gerando mais leads (57%)

Vendas

Assim como acontece com o marketing, suas equipes de vendas estão fortemente focadas em trazer novos leads, bem como em convertê-los em clientes.

Também é provável que trabalhem em vendas cruzadas e upsell para clientes atuais para contribuir com o esforço de crescimento.

No entanto, quando fluxos de trabalho burocráticos prendem sua equipe de vendas, sua capacidade de chegar lá e encontrar-se com clientes em potencial (seja pessoalmente ou virtualmente) pode ser reduzida.

As ferramentas de automação de vendas podem cuidar de processos que não requerem pensamento de nível superior e liberar tempo para os vendedores venderem. Por exemplo, pesquisar em grandes listas de clientes em potencial para identificar clientes potenciais pode ser um processo extremamente demorado. O software que usa filtros predefinidos pode automatizar essa função, entregando melhores leads aos vendedores em menos tempo.

Outro bom exemplo são os e-mails de acompanhamento. O software de automação pode agilizar facilmente essa tarefa. Além disso, existem ferramentas que podem orientar a equipe de vendas em todas as etapas do processo de incentivo, fornecendo lembretes de chamadas programadas e outras interações à medida que um lead passa do cliente potencial para o cliente.

Cobrança de pagamentos e faturamento

À medida que as empresas de SaaS passam por várias fases de crescimento, normalmente há uma evolução dos sistemas que usam. Um dos movimentos mais comuns é aumentar e superar os sistemas antigos.

Dada a importância crucial dos processos de faturamento e reconhecimento de receita, isso deve ser uma alta prioridade para qualquer negócio em crescimento.

A primeira etapa é garantir que sua empresa tenha um sólido sistema de contabilidade geral para garantir que os princípios contábeis corretos sejam aplicados às suas faturas. Em seguida, se sua empresa ainda estiver usando um processo de faturamento manual ou software de faturamento desatualizado, você deve procurar atualizar para um sistema de faturamento automatizado.

O faturamento baseado em assinatura que automatiza faturas recorrentes pode ser uma ferramenta vital para negócios de SaaS. Isso garante que os clientes sejam cobrados de maneira correta e consistente, reduzindo o potencial de erros associados aos sistemas de faturamento manual. Também ajuda no reconhecimento de receita, o que é crucial para que as empresas de assinatura acertem.

Idealmente, seu sistema de TI fornecerá acesso a um painel que pode fornecer uma visão rápida de todas as fontes de receita de sua empresa. Para habilitar o monitoramento de receita em tempo real, você deve ser capaz de obter dados para o seu painel diretamente do seu software de pagamento.

Os modelos de negócios e as estratégias de preços variam para empresas de SaaS, e preparar faturas pode se tornar uma tarefa bastante complexa, exigindo flexibilidade para faturar clientes diferentes de maneiras diferentes. Os sistemas básicos de faturamento podem não ser capazes de lidar com esse tipo de complexidade quando se trata de fornecer operações de faturamento recorrentes. Muitas vezes, eles também não têm a agilidade necessária para evoluir seus negócios para atender às novas demandas do mercado.

Usar o software de cobrança de assinatura para cobrança SaaS pode resolver esse problema e, em muitos casos, também pode se integrar à sua pilha de tecnologia para oferecer funcionalidade de fluxo de trabalho aprimorada.

Atendimento ao Cliente

Embora o serviço ao cliente tenha sido apreciado há muito tempo como um elemento crucial na retenção de clientes, ele também pode desempenhar um papel importante em estimular o crescimento de sua empresa Afinal, os clientes existentes que conhecem e apreciam seus produtos e serviços são geralmente os mais propensos a comprar mais e adquirir novas ofertas.

Ferramentas automatizadas de atendimento ao cliente podem agregar eficiência a uma variedade de processos. Um exemplo é o uso de ferramentas que usam aprendizado de máquina para classificar tíquetes de e-mail recebidos de clientes e enviá-los aos departamentos apropriados. Com o roteamento eficiente dos tickets, o tempo de resposta do atendimento ao cliente pode ser reduzido, aumentando a satisfação e a fidelidade do cliente.

A automação pode ser especialmente útil se você monitorar solicitações de atendimento ao cliente em uma variedade de canais. Por exemplo, a solução do Make o livra da tarefa de verificar todos os canais voltados para o cliente cada vez que você faz logon, fornecendo notificações se você recebeu tíquetes ou solicitações de clientes em qualquer canal. O aplicativo também pode usar tradutores online automaticamente para traduzir mensagens que você recebe de clientes e clientes potenciais estrangeiros.

Muitas funções de atendimento ao cliente podem se beneficiar de algum nível de automação. O segredo é se concentrar na seleção de ferramentas específicas que podem ser de grande utilidade para sua empresa.

Evitar arrecadação de fundos e escalar barreiras

Ter uma estratégia de automação pode ser crucial para negócios SaaS quando se trata de levantar capital. A falta de transparência financeira e operacional pode ser um obstáculo ao processo de captação de recursos de investidores.

Você pode evitar isso criando a infraestrutura adequada para automatizar a coleta dos dados necessários.

Esta é outra razão pela qual a automação é importante. Ajuda sua empresa a se preparar para escalar e atender a altos padrões para conquistar capitalistas de risco – o que pode ajudar sua empresa a ganhar sua próxima rodada de financiamento.

Os benefícios de definir a estratégia correta de automação

A implementação da automação em toda a pilha de tecnologia de sua infraestrutura principal coloca seu negócio de SaaS em uma posição privilegiada para colher benefícios operacionais significativos. O processo também pode produzir dados e métricas que fornecem uma imagem inestimável dos fluxos de receita da sua empresa.

A seleção de uma estratégia de automação faz parte do processo de maturação dos negócios e não há motivo para adiar esse processo ainda mais.

Para saber mais sobre as soluções Make, e como elas podem ajudar na automação de processos, entre em contato com a ConnectThink.

Fonte: https://www.integromat.com/en/blog/how-to-define-your-automation-strategy-start-with-key-business-infrastructure

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